quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Os Ressentidos da Padoca

Imagem meramente ilustrativa
Hoje ao entrar na padaria para comprar itens para o jantar me deparo com eles. O supergrupo mais deprimente do mundo. Eles são: os Ressentidos da Padoca. Ao contrário de outros grupos que querem fazer o bem, eles se reúnem diariamente neste local para resolverem todos os problemas da cidade, do país, e quiçá do mundo, desde que não tenham que mover sequer a cadeira onde estão sentados, é claro. Entre uma frase de efeito e outra, sempre deixando claro que suas análises nunca passarão do óbvio e de repetições de seus heróis globais (com duplo sentido, por favor), eles tratam o povo como uma entidade distante "quando o povo se revoltar." Mas isso claro não pode ser feito por eles, pois estão acima destes problemas mundanos e mal cheirosos do "povo."

O apelido que dei para o grupo de idosos, tanto na idade como no espírito, deve-se ao profundo ressentimento que eles sentem pela cidade, onde eles reinavam há bem pouco tempo, ter lhes virado às costas. Esse reino maravilhoso e dos sonhos destes velhinhos imberbes e limpinhos tinha eles como donos das informações, no comando da cultura e se beneficiando das benesses políticas, sempre pelas beiradas, é claro, para poder usufruir das alegrias proporcionadas pelos sucessivos governos. Mas como a mamata acabou, restou-lhes a padoca, e toneladas de ressentimento, é claro.

Sabe o que mais me apavora nisso tudo? Estes "senhorinhos" não são uma minoria. E o que me apavora ainda mais? Está cheio de jovens assim na internet, principalmente nas redes sociais. Esses vetustos da minha cidade só arrumaram outro fórum para mostrar sua inerte indignação, mas vemos isso todos os dias. Essa gente que fala mal e repete bordões indignados contra tudo e contra todos, sem ao menos o mínimo interesse em saber mais sobre determinado assunto que estão criticando, ou então de assumirem alguma posição ativa na tentativa de mudar algo que os deixa tão indignados. Nesse ponto até fica mais fácil entender nossos já maturados amigos da padoca, eles são apenas gente reagindo a algo que eles esperavam nunca perder. Mas nada pode ser mais patético do que jovem com cabeça de velho.



Euclides Bitelo
Jornalista

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favorites More