![]() |
| Foto: Divulgação |
Compacto, o carro – que, segundo a fabricante, é o primeiro elétrico para cadeirantes a ser vendido no mercado – mede pouco mais de dois metros e é capaz de andar até 110 km, a uma velocidade de 45 km/h, sem precisar recarregar suas baterias de íon-lítio.
A principal diferença do Kenguru para os elétricos desenvolvidos para pessoas sem dificuldades de locomoção é que ele não possui banco de motorista, porque a cadeira de rodas é o próprio banco. Para entrar no carro, o usuário precisa, apenas, acionar a porta traseira por meio de controle remoto e pressionar uma alavanca. Imediatamente, uma rampa sai de dentro do carro e conduz o motorista – em sua cadeira de rodas! – para seu interior, em frente ao volante (entenda melhor no vídeo, abaixo). Na hora de dirigir, os comandos são todos dados com as mãos.
Por enquanto, o Kenguru é vendido, por US$ 25 mil, em apenas algumas regiões dos Estados Unidos e ainda não há previsão de exportação para o Brasil. Ainda assim, o carro serve de inspiração para outras empresas fabricantes de elétricos e é mais uma vitória para os usuários de cadeiras de rodas – além de, cá entre nós, ser o sonho de qualquer um que tenha dificuldades em fazer balizas para estacionar…
Fonte: Super Interessante


09:33
Unknown




Posted in: 




