Agenor de Miranda Araújo Neto - Cazuza.
Nascido no Rio de Janeiro em 4 de abril de 1958 foi vocalista da banda Barão Vermelho onde ficou conhecido nacionalmente como um dos maiores compositores da música brasileira.
Em 1972, tirando férias em Londres, Cazuza conheceu as canções de Janis Joplin, Led Zeppelin e Rolling Stones, e logo tornou-se um grande fã. Por causa da promessa do pai, que disse que lhe presentearia com um carro caso ele passasse no vestibular, Cazuza foi aprovado em Comunicação em 1976, mas desistiu do curso três semanas depois.
Em 1980 ingressou no grupo teatral Asdrúbal Trouxe o Trombone no Circo Voador. Foi nessa época que Cazuza cantou em público pela primeira vez. O cantor e compositor Léo Jaime, convidado para integrar uma nova banda de rock de garagem que se formava no bairro carioca do Rio Comprido não aceitou, mas indicou Cazuza aos vocais. Daqueles ensaios na casa do tecladista Maurício Barros, nasceu o Barão Vermelho.
Nesta entrevista concedida a Jô Soares em 1988, Cazuza fala principalmente sobre política e sobre sua esperança em futuro melhor para o Brasil.
Cazuza era um patriota acima de tudo, e durante a época da entrevista ainda repercutia o fato de Cazuza ter cuspido na bandeira do Brasil durante um show. O Jornal do Brasil publicou uma matéria com entrevistas de várias personalidades, a favor e contra a atitude de Cazuza. A declaração mais veemente veio do empresário Humberto Saad,dizendo não poder admitir aquela ofensa á bandeira.
Cazuza teria dito: “Está havendo uma polêmica, um escândalo, como diz o JB (jornal do Brasil) de terça-feira, 18 de outubro, com o fato de eu ter cuspido na bandeira brasileira durante a música BRASIL, no meu show de domingo no Canecão. Eu realmente cuspi na bandeira, e duas vezes. Não me arrependo. Sabia muito bem o que estava fazendo.Os jovens americanos queimavam sua bandeira em protesto contra a guerra do Vietnã, queimavam a bandeira de um pais onde todos têm as mesmas oportunidades, onde não há impunidade e um presidente é deposto pelo ‘simples’fato de ter escondido alguma coisa do povo.
Será que as pessoas não têm consciência de que o Vietnã é logo ali, na Amazônia, que as crianças índias são bombardeadas e assassinadas com os mesmos olhos puxados?Que a África do Sul é aqui, nesse apartheid disfarçado em democracia, onde mais de cinqüenta milhões de pessoas vivem á margem da Ordem e Progresso, analfabetos e famintos?
Eu sei muito bem o que é a bandeira do Brasil, me enrolei nela no Rock’n’Rio junto com uma multidão que acreditava que esse pais podia realmente mudar.A bandeira de um país é o símbolo da nacionalidade para um povo."
Nesta época, o PT (Partido dos Trabalhadores) surgia como uma esperança para a política brasileira, e Cazuza como tantos, outros viam no socialismo democrático a saída para a miséria e a corrupção na política.
Passados quase 25 anos, o PT agora está no poder empossando dois presidentes.
Será que Cazuza manteria sua opinião sobre o PT de hoje?
Ainda estamos assistindo o final do julgamento do mensalão, e torcendo para que a justiça seja feita, e que os políticos agora temam saquear o povo.
Passados todos esses anos ainda mantemos nossa esperança de um futuro melhor na nossa política, e de uma ideologia pela qual se vale a pena lutar.


19:42
Unknown

Posted in: 




